
O processo de coaching se dá na potencialização das competências do indivíduo para chegar em um objetivo pretendido, dessa forma, a meta estabelecida é alcançada de forma mais rápida. O método serve para planejamento pessoal, profissional, financeiro com base nas áreas aplicadas, como administração, gestão de pessoas e neurociência.
Aplicar o coaching nos estudos, por exemplo, pode ajudar o estudante a obter resultados mais rápidos. Através das sessões com o coach, identifica-se as potencialidades e possibilidades para trabalhá-las de forma que seja possível atingir determinada meta mais rapidamente.
Para a coach Soraya Matos, para aplicar o o coaching na área dos estudos, é preciso buscar as competências customizadas, que são as virtudes do coachee (o aluno) “Durante o processo, o coach precisa identificar as competências do estudante e desenvolvê-las junto com ele, mostrar o potencial”.
Após esse procedimento inicial, acontece o trabalho de iniciar as metas alcançáveis, que ainda de acordo com Soraya, precisam ser relevantes e temporais: “para que o trabalho dê certo, é preciso um processo de metas inteligentes, diárias e um monitoramento rígido” explica. Nesse período, tarefas curtas e objetivas são aplicadas, e o monitoramento depende do coachee.
Mas é preciso cumprir rigidamente o que foi proposto, já que o coach trabalha somente com o futuro, com o processo de somatizar as ações e torná-las parte de conclusão da meta. O trabalho de coaching não pode opinar ou justificar ações do passado, é preciso somente focar no objetivo e progredir nas metas.
Por exemplo, o coach não vai julgar se o aluno teve alguma dificuldade no passado em determinada disciplina pelos mais variados motivos, mas sim, trabalhar nessa matéria que ele tem dificuldade, buscando desafios atingíveis e que ajude o estudante a desenvolver sua competência na área.
Auxiliar o estudante a buscar essas competências, de acordo com o histórico de dificuldade dele, pode ajudar nesse treinamento e na obtenção das metas. “Através das conclusões das pequenas metas, o coachee vai tendo mais incentivo e confiabilidade no próprio trabalho e por fim, consegue atingir o objetivo em menos tempo, do que se tivesse trabalhado sozinho, finaliza Soraya”.