
O psicopedagogo é aquele profissional que busca compreender o processo de aprendizagem e sua relação com a construção do conhecimento. Thaisa Lins, psicóloga pós-graduada em psicomotricidade relacional e psicopedagogia, nos diz que “a partir da escuta da queixa trazida pela família e da primeira avaliação, inicia-se o processo interventivo que irá proporcionar ao indivíduo construir ou reconstruir o seu processo de relação com o conhecimento”.
Segundo a profissional, o psicopedagogos deve estar em constante constante qualificação e atualização profissional. Para a atuação na psicopedagogia clínica, é indispensável que a especialização seja institucional e clínica, possibilitando a prática supervisionada. Além disso é preciso ter algumas características como: empatia com a faixa etária que trabalha, ética, equilíbrio emocional, imparcialidade, capacidade de escuta nas visitas às escolas e reuniões com os familiares.
Atualmente, o profissional de psicopedagogia pode atuar em escolas, consultórios e empresa, tendo como maior desafio a diferenciação no mercado de trabalho através do compromisso e atuação. Portanto, precisa estar em investimento constante, buscando ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos. “Percebo que, principalmente na área clínica, há um mercado de trabalho fértil”, diz Thaisa.
Ao ser perguntada sobre os principais desafios no exercício profissionais, a psicopedagoga reforça a necessidade de diferenciação. “Quanto à formação há diversas instituições oferecendo o curso de pós-graduação em psicopedagogia, portanto é importante estar atento na escolha dessa instituição, analisando a equipe acadêmica, para que possa atuar com competência e compromisso”, diz.