
A saúde bucal é um assunto cada vez mais debatido nos dias de hoje. Entre os tratamentos mais procurados, a correção dos dentes por meio do uso do aparelho ortodôntico ganha uma atenção especial para as mães que desejam cuidar dos pequenos desde cedo.
O uso de chupetas, sucção do dedo e respiração bucal são consideradas as principais causas desta modificação na arcada dentária. Apesar dos danos trazidos por estes, muitas vezes os pais têm dificuldades para interrompê-los, buscando auxílio nos profissionais de saúde.
Segundo a Dra. Ju Godoy, muitos apresentam dúvidas quanto ao momento ideal de iniciar o tratamento. Ela afirma que, a partir dos três anos, o paciente já está com a dentição “de leite” completa, porém ainda não apresenta maturidade para usar um aparelho ortodôntico. Desse modo, os pais precisam estar atentos para a necessidade da compreensão do problema, fazendo com que os filhos queiram participar dessa correção.
“Alguns tipos de problemas fazem necessária uma intervenção precoce, como por exemplo a mordida aberta anterior, que é quando os dentes da frente não se encostam. Outro caso comum é mordida cruzada posterior, que consiste na inversão da relação dos dentes de cima, que mordem por dentro dos dentes de baixo”, explica.
Dra Ju Godoy chama atenção para a chamada Fase do Patinho Feio, que ocorre a partir dos 7 anos de idade, quando os dentes “de leite” da frente, pequenos, branquinhos e alinhados, são trocados pelos dentes “de adulto”, grandes, tortos e amarelados. Ela enfatiza ser uma fase fisiológica, devendo-se aguardar e apenas acompanhar, pois na maioria dos casos passará como as demais. Por fim, conclui que havendo outros problemas associados durante este período a intervenção deve ser feita de acordo com cada caso e necessidade do mesmo.