
Para quem utiliza o Instagram para fins profissionais, o aumento no número de seguidores na plataforma é muitas vezes entendido como consequência de um trabalho bem feito. Afinal, quanto mais seguidores, maior o alcance, o engajamento e a exposição da marca, métricas que refletem bons resultados. No entanto, é comum que ocorra a queda do número de followers. Confira quais são as possíveis razões:
1. Excesso de publicações
O número excessivo de publicações pode ser uma das razões que leva os usuários a clicar no botão “Deixar de Seguir”. De modo semelhante ao que acontece com mensagens de e-mail que vão para a caixa de spams, quando há conteúdo publicado com regularidade inconveniente nas mídias sociais pode ocorrer o unfollow. A diferença é que, ao contrário dos sistemas anti-spam dos servidores de e-mails, essa ação é executada pelo usuário. Isso significa que é um caminho praticamente sem volta, pois há uma tomada de decisão por parte do seguidor.
2. Ausência de posts
Nem oito, nem oitenta! Evitar o excesso de publicações é uma coisa, deixa de publicar é outra! Quando uma pessoa decide seguir uma marca, há uma expectativa de receber um conteúdo relevante e agradável. Quando isso não acontece, ela pode deixar de compreender os motivos que a fizeram seguir o perfil.
3. Limpa de fakes e spammers (um dos principais motivos para você estar perdendo seguidores no Insta)
Por conta da facilidade em criar perfis no Instagram, o número de contas falsas é relativamente alto. Sendo assim, constantemente, a plataforma realiza uma varredura no sistema, apagando diversas contas desativadas ou que utilizam serviços automatizados de publicação de posts repetidos. Essa é uma prática que evita os spams e diminui os perfis fakes.
4. Conteúdo não adaptado à persona
Ter uma persona bem definida é uma ação importante para trabalhar o marketing digital. Com ela, é possível criar conteúdos que se adaptam às necessidades de cada negócio. As pessoas que seguem o seu perfil o fizeram esperando um determinado tipo de conteúdo. Quando a promessa da página não é cumprida, é comum que ocorra o unfollow.
Para evitar isso, invista no planejamento e observe quais são os posts mais engajadores entre os seus seguidores. A partir disso, crie uma linha editorial para deixá-los sempre com um sorriso no rosto.
5. Compra de seguidores
Muitos aplicativos prometem a aquisição de seguidores de maneira rápida, quando na realidade existem diversos sistemas automatizados que criam perfis falsos para vender promessas. Não vale a pena o investimento. Uma base de seguidores menor, mas que condiz com o seu público ideal, é muito mais qualificada do que “seguidores fantasmas”, que não têm a menor chance de fazer negócios com a sua empresa.
6. Conteúdo exclusivamente promocional
Você já comprou um jornal apenas para ler os classificados? Muito possivelmente não! O mesmo acontece nas redes sociais: o objetivo é interagir e receber conteúdo relevante. Sendo assim, focar em conteúdo exclusivamente promocional pode lhe garantir a queda no número de followers.
7. Bugs na plataforma
Esse caso é raro, mas já aconteceu. Inclusive, recentemente. O Instagram distribuiu incorretamente milhares de seguidores entre as páginas. Mais tarde, o erro foi consertado, mas muitos gerenciadores ficaram preocupados com a “evaporação” de seus seguidores. Apesar de pouco comum, é possível que esse tipo de falha volte a acontecer.
Fonte: Blog mLabs