
O Google anunciou que está trabalhando novas medidas e opções de segurança para o aplicativo YouTube Kids. A nova atualização permitirá que os pais tenham mais controle sobre o conteúdo exibido para as crianças, evitando a exposição a vídeos considerados inapropriados.
Com as novas opções, os pais poderão selecionar coleções criadas pela plataforma. Haverá, por exemplo, coleções criadas tanto pelo YouTube Kids quanto por parceiros, como a UNICEF. Ao escolher essa opção, o app mostrará todas as coleções de canais disponíveis, como podemos ver na imagem:
Há uma grande variedade de canais voltados para as artes manuais, entretenimento etc., de forma que os pais podem escolher todas as coleções ou aquelas que consideram interessantes para seus filhos. Há ainda a opção de escolha por canal ou vídeo que os filhos podem assistir, o que permite selecionar cada um dos conteúdos que serão configurados no aplicativo.
Para completar a nova dinâmica, o modo de pesquisa também será aprimorado. Quando os pais desativam a opção de pesquisa nos perfis, uma segurança extra será adicionada, pois as crianças só poderão ver os canais que foram analisados pela equipe do Google e as indicações gerais não serão exibidas. “Isso significa que a desativação de pesquisa não incluirá recomendações da coletânea mais abrangente do YouTube Kids”, informa a empresa.
Algumas dessas atualizações já estarão disponíveis nos próximos dias, embora os pais ainda possam usar a versão atual, se preferirem que seus filhos tenham mais conteúdo para escolher e visualizar. “Como nenhum sistema é perfeito, continuamos a fazer ajustes e testes rigorosos e a melhorar nossos filtros para obter esta versão mais aberta do nosso aplicativo. E, como sempre, incentivamos os pais a bloquear e identificar vídeos para análise quando considerarem que eles não deveriam estar no aplicativo YouTube Kids”, finaliza.