
É muito provável que você já tenha se deparado alguma notícia falsa em suas redes sociais ou recebido em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Inverídicas, exageras ou sensacionalistas, as fake news podem tratar sobre os mais diversos assuntos. O relatório da pesquisa “Trust in News”, realizada pelo Kantar Brasil Insights, constatou que 73% dos entrevistados consideram o jornalismo fundamental para a construção da democracia, desta forma a imprensa deve estar preparada para passar credibilidade aos leitores, mostrando-se como fonte de respeito.
Confira algumas dicas sobre como identificar e evitar as fake news:
1. Cheque a fonte
Nem toda publicação tem o compromisso com a verdade. Algumas notícias são carregadas por um conteúdo cheio de emoção ou opinião, em vez da informação propriamente dita e devidamente verificada. Sempre procure acessar veículos de comunicação já conhecidos por sua credibilidade, esses portais têm criado formatos, sejam editoriais ou visuais, para serem identificados como confiáveis. Desde o layout da página à URL do canal, cada detalhe pode servir para identificar as notícias falsa
2. Leia a matéria completa, não apenas a chamada
De acordo com um estudo da Universidade Columbia, apenas 59% dos links compartilhados nas redes sociais são lidos na íntegra. Um dado preocupante, em um meio onde todas as pessoas se tornaram canais em potencial de circulação de informações. Muitas vezes, as chamadas passam uma ideia parcialmente errônea sobre o teor do conteúdo. Além disso, as chamadas do Facebook podem ser editadas por qualquer pessoa que esteja compartilhando o link. Quanto mais impressionante for o texto, maior deve ser a suspeita sobre sua veracidade. Ao acessar a matéria na íntegra, uma boa dica é checar outras notícias do mesmo site, pois, caso verifique notícias falsas, você deve desconsiderar seu conteúdo.
3. Verifique a data da publicação
Muitas vezes determinado fato aconteceu, porém num passado relativamente distante. Dessa foram, caso a notícia venha à tona novamente, é bem possível que ela se torne uma notícia parcialmente falsa, pois não tem sentindo no momento em que é compartilhada. Por isso, sempre fique atento à data de publicação.
4. Viu erros de ortografia? Desconfie!
Muitos sites que disseminam fake news não são tratados por profissionais, portanto é comum notar erros de ortografia. É importante compreender que pequenos deslizes são possíveis até nos mais tradicionais veículos de comunicação, porém um texto com erros grotescos pode ser sinal de notícias sensacionalistas, exageradas ou inverídicas.
5. Confirme a informação em outros sites de notícias!
Em um mundo caótico, onde a política é capaz de muita coisa, algumas notícias parecem mentiras, mas são a mais pura verdade. Caso você se depare com alguma matéria que pareça sensacionalista ou uma inverdade, por que não conferir em outros sites confiáveis? E você sabia que o Google oferece uma ferramenta para identificar fake news? Ao receber uma notícia que parece suspeita, acesse o Google e digite a chamada na barra de busca. Após os resultados aparecem, clique em notícias e veja quais outras publicações também a reproduziram.