Cliente: Orienta Escolha Profissional e de Carreiras

Marca Orienta Escolha Profissional e de Carreiras

Desenvolver uma marca é um desafio e tanto. E dessa vez fomos desafiados para além da criação de marca de uma empresa de psicologia voltada para a construção profissional e de carreiras, pensando desde o seu nome até a sua identidade visual.

Dentre as várias sugestões de nomes, chegamos a “Orienta”, por ser um vocábulo em português que remete aos propósitos da marca. Em seguida, foi necessária a criação de um slogan que conseguisse passar a missão e conceito de empresa, de forma a reforçar os propósitos do negócio.

Para a construção da marca da Orienta Construção Profissional, levamos em consideração a bússola como referência para o desenvolvimento do logotipo (símbolo da marca).

“Nesse sentido, a bússola significa proteção e orientação, pois indica o caminho e as direções a tomar para se chegar a um lugar, ou a uma meta, de modo a se chegar ao destino desejado em segurança. A bússola simboliza também uma necessidade de mudança, ou o desejo de encontrar um rumo na vida”. 

O símbolo ao lado retrata de forma moderna a bússola. O círculo dividido em quatro partes remete aos quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste). Optamos por colocar uma seta apontando para cima, representando o Norte das bússolas, para demonstrar que é preciso deixar o passado pra trás, seguir em frente. Em suma: o desejo de “não perder o norte”.

Quanto às cores escolhidas para compor a identidade visual, tendo em vista o espectro do possível público-alvo, optamos pelo verde-esmeralda, que une elegância e beleza e ressalta sensações positivas de bem-estar, harmonia e equilíbrio. Vale ressaltar que, em muitas culturas e religiões, esta cor é associada à vida nova, ao crescimento e à prosperidade, aspectos intimamente associados aos propósitos da marca. 

Por ser um tom animado, radiante e exuberante, que chama facilmente a atenção, para balancear a identidade visual, combinamos com o marrom, que, psicologicamente, está associado à força, solidariedade, conforto, maturidade e confiabilidade. O marrom é uma cor predominante no planeta, juntamente com o verde. Marrom é reconfortante e estabilizante, enquanto que o verde é o equilíbrio e rejuvenescimento, o que todos nós precisamos para nos ajudar a lidar com as tensões da vida moderna.